4m3u48
A cultura é um importante instrumento formador de senso crítico, reflexão e identidade de um povo. Seu papel é fundamental na preservação e afirmação das raízes originárias de uma determinada região ou nação, cabendo ao estado democratizar as formas de o e incentivo às atividades culturais.
De acordo com o artigo 215 da Carta Magna “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e o às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”.A gestão do atual governo tem sido marcada pelo desmonte da cultura, pela extinção do ministério da cultura, desmonte da Agência Nacional do Cinema (Ancine), censura, citações nazistas, alusão à ditadura militar, troca de gestores e moral religiosa para escolha de projetos a serem financiados.
Assim, o governo atual tem se destacado pelas ações arbitrárias e que vão contra a liberdade de expressão e o setor cultural. Nunca se fez tão urgente ações que defendam a cultura e os profissionais da área.
O objetivo principal das propostas da coligação Brasil da Esperança que concorre ao segundo turno das eleições presidenciais no dia 30 de outubro é, aplicar medidas e políticas públicas que fomentem, disseminem, defendam e incentivem atividades e manifestações culturais por todo o território nacional, buscando ampliação do setor cultural e valorização das raízes originárias do país.
Cabe então a você escolher o que quer para a nossa cultura e nosso país. Seguem as principais propostas da coligação Brasil da Esperança que eletiva retomar a autoestima do setor, reconstruindo o que foi desmontado, recriando o Ministérioda Cultura.
1. Construir políticas para reestruturar a cadeia produtiva cultural, severamente prejudicada durante a pandemia e duramente perseguida pelo atual governo
2. Viabilizar novas e mais oportunidades para a juventude, com o à educação e à cultura, promoção, qualificação e geração de empregos de qualidade
3. Estimular a indústria do turismo, grande fonte de geração de empregos, por meio da valorização da cultura, do patrimônio histórico e da biodiversidade brasileiras e do ecoturismo
4. Reafirmar o compromisso com os direitos humanos, a cultura e o reconhecimento da diversidade, que proteja as pessoas de todas as formas de violência, opressão, desigualdades, discriminações e que garanta o direito à vida, à liberdade, à memória e à verdade.
Por Vera Alves
Imagem: Reproduçãofull-width
Postar um comentário l145o