Aplicativos auxiliam na rotina de pessoas com autismo 243v6h

4m3u48



Neste sábado, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O Transtorno do Espectro Autista é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal. Na maioria dos casos, o autismo se manifesta nos primeiros anos de vida.

Para ajudar nas dificuldades encontradas por familiares de pessoas com autismo, aplicativos foram criados com a finalidade de facilitar e estimular as habilidades dos autistas, principalmente daqueles que apresentam dificuldades de comunicação verbal. As ferramentas, pagas e gratuitas, estão disponíveis para .

Conheça cinco aplicativos destinados a auxiliar na rotina dos autistas: 315i5c


Livox 6s5u63

Ganhador do prêmio da ONU de melhor aplicativo de inclusão do mundo, o Livox permite que os usuários escolham símbolos através do toque na tela ou piscar dos olhos. Esses símbolos são traduzidos para comando de voz.

Matraquinha 716i1k

Criado por familiares de uma criança com autismo, o aplicativo Matraquinha permite a comunicação através de cartões que, ao serem clicados, fazem com que uma voz reproduza o que a criança deseja transmitir.


Aprendendo com Biel e seus amigos 32152i

O jogo “Aprendendo com Biel e seus amigos” facilita o aprendizado e a interação da criança no dia a dia através de atividades relacionadas a cores, formas geométricas, objetos, quebra-cabeça e abecedário.


PictoTEA 5wv1d

O aplicativo PictoTEA facilita a comunicação dos autistas com o ambiente por meio de pictogramas digitais, que podem ser personalizados de acordo com o grau de dificuldade


Rotina Divertida du33

Utilizado por crianças que possuem dificuldade de compreensão de tarefas diárias, o aplicativo Rotina Divertida auxilia na organização dessas tarefas, onde a própria criança pode visualizá-las e marcá-las como concluídas.

Se você conhece alguma família que possui crianças com Transtorno do Espectro Autista, não deixe de compartilhar essa informação.

Por Luana Lazarini
Imagem: Reprodução

Comentar 1f3m1d

Postagem Anterior Próxima Postagem