Os diferenciais do programa de ingresso seletivo misto da UFJF 621s72

Por meio do processo, os alunos são avaliados ao longo do ensino médio 64y65


O Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) é um processo de avaliação seriada, em que os candidatos às vagas oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participam de três módulos de avaliação, um ao final de cada ano do ensino médio.

A Federal de Juiz de Fora ainda não divulgou as datas do PISM 2022, mas com o início do ano letivo é hora de os estudantes começarem a preparação.

As notas obtidas em cada módulo são somadas e as etapas possuem pesos diferentes. O módulo III, destinado aos estudantes da 3ª série do ensino médio, é o que possui maior peso.

Nessa etapa, também está alocado o maior número de pontos do somatório final. No momento da inscrição para o PISM III, o estudante escolhe sua opção de carreira.

As provas do módulo I (1ª série do ensino médio) valem 120 pontos e têm peso 2, totalizando 240 pontos.

No módulo II (2ª série do ensino médio), os exames também valem 120 pontos, mas com peso 3, somando 360 pontos. Já no módulo III, as provas valem 140 pontos e possuem peso 5, em um total de 700 pontos.

As avaliações ocorrem em dois dias e são distribuídas da seguinte forma: nos módulos I e II, no primeiro dia, são cobrados conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química.

Já no segundo, há questões de Literatura, Biologia, Física e História. Em ambos os dias, o exame é composto por cinco questões objetivas e duas discursivas

 Já no módulo III, os candidatos fazem provas específicas, que são relacionadas às áreas de conhecimento do curso escolhido no ato da inscrição.

Confira os benefícios do PISM:

- A participação nesse processo não impossibilita a inscrição no ENEM/SISU para a UFJF. Ou seja, as chances de conquistar uma vaga na UFJF são em dobro;

- Por ser um vestibular regional, a concorrência é consideravelmente menor do que no SISU, uma seleção nacional;

- Pelo fato de ser uma prova seriada, o acúmulo de conteúdo em cada etapa é menor;

- O candidato pode avaliar o seu desempenho ao longo das etapas, identificando quais conteúdos precisam de maior atenção, corrigindo possíveis lacunas;

- A UFJF distribui 50% de suas vagas aos participantes do PISM.

A diretora do Elite Rede de Ensino - unidade Três Rios, Milena Felix, destaca o foco do estudante durante todo o ensino médio.

"O PISM é um concurso importante. Além de todas as vantagens já destacadas, o processo coloca um objetivo a curto prazo para os alunos, fazendo com que fiquem focados ao longo dos três anos do ensino médio”.

Em 2022, o Elite Três Rios preparou o Projeto PISM, módulos I e II, a fim de ajudar os candidatos da 1ª e da 2ª séries a conquistarem a aprovação na UFJF.

A iniciativa é destinada a alunos da própria escola e a estudantes externos. Os encontros acontecerão duas vezes por semana com quatro aulas por dia, entre 7 de março e 7 de novembro. Mais informações: (24) 2252-2428 / (24) 99940-7499. 

Assessoria Elite Rede de Ensino
Foto: Divulgaçãoleft-sidebar

Comentar 1f3m1d

Postagem Anterior Próxima Postagem